
É com grande orgulho que destacamos a conquista do Dr. Saimon Moraes Silva, egresso do curso de Química da UFVJM e do Programa de Pós-Graduação em Química da UFVJM (PPGQ), o membro do La Trobe Institute for Molecular Science (LIMS), que foi contemplado com o National Health and Medical Research Council – NHMRC Emerging Leadership 1 Investigator Grant. Atualmente, o Dr. Silva também atua como Diretor do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Sensores Biomédicos e Ambientais (BEST) da La Trobe University, onde recebeu um financiamento de US$ 688,405 para desenvolver um biossensor portátil inovador para a detecção e monitoramento do carcinoma de células de Merkel, um raro e agressivo tipo de câncer de pele.
O projeto visa eliminar as barreiras enfrentadas nos métodos tradicionais de diagnóstico, que são caros, demorados e dependem de laboratórios especializados. A solução proposta pelo Dr. Silva permitirá a identificação rápida e acessível desse tipo de câncer por meio da análise dos níveis de biomarcadores de microRNA no sangue do paciente, facilitando o rastreamento precoce e ampliando as possibilidades de tratamento.
Além de impactar diretamente a detecção do carcinoma de células de Merkel, a pesquisa do Dr. Silva também impulsionará o desenvolvimento de novas tecnologias de biossensores na Austrália, beneficiando principalmente comunidades regionais e remotas.
Parabéns ao Dr. Saimon Moraes Silva por essa importante realização!