Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Faculdade de Ciências Exatas

Confraternização do Dia das Mulheres

No dia 11 de março, foi realizada uma confraternização em comemoração ao dia 8 de março com as mulheres da instituição, que proporcionou um momento de descontração e debate sobre diversos temas.

publicado: 12/03/2024 16h44,
última modificação: 24/04/2024 17h47

No dia 11 de março (segunda-feira) foi comemorado o Dia Internacional da Mulher em uma confraternização realizada no prédio da FACET (Faculdade de Ciências Exatas). O evento, que reuniu as professoras e técnicas administrativas da instituição, contou também com a ilustre presença da vice-reitora da UFVJM, enriquecendo ainda mais a ocasião.

Diversas temáticas foram abordadas, incluindo o papel das mulheres no ambiente familiar, o filme “O Silêncio dos Homens” que apresenta críticas aos padrões de masculinidade instruído pelo patriarcado hegemônico e os efeitos negativos que esse comportamento tem na interação social.

Durante o encontro, foi ressaltada a diferença da educação ao longo dos tempos, destacando a evolução e as mudanças no tratamento dispensado às mulheres, comparando a realidade de antigamente com os desafios e conquistas atuais. Essa discussão estimulou o reconhecimento da luta das mulheres por igualdade e respeito, além de inspirar a continuidade desse importante diálogo no ambiente acadêmico. A confraternização não apenas proporcionou um espaço para abordar questões relevantes, mas também fortaleceu os laços entre as mulheres da FACET, promovendo um ambiente de apoio mútuo e encorajamento.

O evento foi marcado por momentos de descontração, sorrisos e trocas de experiências, reforçando o entendimento de que a união é a chave para superar desafios e alcançar objetivos comuns. A FACET expressa profundo agradecimento a todas as mulheres que participaram desse evento especial, contribuindo para a construção de uma comunidade acadêmica mais forte e inclusiva. Que as conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres sirvam como inspiração para continuar avançando em direção a um futuro mais igualitário e justo. Parabéns a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulheres!