A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) terá a honra de sediar a 21ª Escola de Geometria Diferencial, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de julho deste ano. O prestigiado evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ocorrerá no Campus I da UFVJM, localizado em Diamantina – MG.
De acordo com o professor Moacir Aloisio Nascimento dos Santos, da Faculdade de Ciências Exatas (FACET), a Escola de Geometria Diferencial é um evento de grande envergadura e renome internacional, contribuindo para o desenvolvimento da ciência de base desde 1974. Aloisio destaca a relevância do evento ao afirmar que suas atividades promovem a capacitação de recursos humanos qualificados em Matemática, envolvendo desde alunos de iniciação científica até pesquisadores de alto nível.
A 21ª edição da Escola de Geometria Diferencial contará com pelo menos 14 conferências plenárias proferidas por pesquisadores de expressiva projeção internacional, já convidados pelo renomado comitê científico. Os participantes, de diversos níveis de experiência acadêmica, serão incentivados a submeter trabalhos para apresentação em sessões paralelas de palestras, além de sessões de pôsteres. O evento também incluirá minicursos básicos e avançados, proporcionando uma experiência formativa.
O evento destaca-se no cenário matemático ao reunir estudantes e especialistas, explorando desde fundamentos teóricos até aplicações inovadoras em geometria diferencial. Nesta 21ª edição, serão oferecidas palestras de especialistas, workshops e apresentações, fomentando discussões e avanços na área.
O prazo para envio de trabalhos, comunicações orais e pôsteres já está em andamento e se estenderá até o próximo dia 5 de maio. Os interessados podem submeter suas contribuições através do site oficial do evento assim como a realização de inscrição para os participantes e ouvintes. A 21ª Escola de Geometria Diferencial promete ser um marco no panorama matemático, proporcionando uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e o estímulo ao desenvolvimento científico na área, não se esqueça de conferir o site do evento para ficar por dentro de todas as informações necessárias.