






O embrião do projeto História e Reflexões Digitais foi uma conversa informal entre docentes do DECOM (Departamento de Computação) durante a qual surgiu a idéia de tentar resgatar e narrar, de uma forma mais realística, a história da computação (pelo menos a história recente da evolução dos computadores). Como consequência, foram coletadas doações diversas, de pessoas físicas e jurídicas, de artefatos tecnológicos/computacionais. O acervo atualmente conta com inúmeras peças, podendo ser divididas em grandes grupos da seguinte forma:
1) Computadores inteiros, de variadas épocas (MSX e CP-500, do início da década de 80, computadores das famílias 286, 386, 486, Pentium, Notebooks);
2) Computadores desmontados, com os componentes à mostra (286, 386, 486, Pentium, Notebooks);
3) Dispositivos de armazenamento externo de variadas épocas (disquetes 5 1/4, 3 1/2, zipdrives, pendrives);
4) Dispositivos de memória RAM de variadas épocas;
5) Dispositivos de armazenamento permanente (Hard Disks) de variadas épocas;
6) Equipamentos de rede de variadas épocas (modens, cabos de rede dos tipos “coaxial” e “par trançado”, placas de rede);
7) Video Games de variadas épocas (Mega Drive I, Nintendo, manetes, etc);
8) Outros equipamentos de variadas épocas (Máquina fotográfica, Walkman, Scanners, Aparelho de fax, Máquina de cartão de crédito manual, calculadora mecânica de bolso, etc).
Todo o acervo foi catalogado no ano de 2021, com a descrição de cada tipo de peça, e acondicionado num espaço para visitação permanente, na sala 22 do Decom (Departamento de Computação). Tal espaço foi batizado de “Museu da Informática”. Como o ano de 2021 ainda estava sob fortes restrições da pandemia de COVID-19, o acervo não pôde ser disponibilizado para visitação presencial. Em função disto, em 2021, foi criado o projeto de extensão História e Reflexões Digitais, com objetivo de promover divulgação científica relacionada à área de TI.
O projeto conta hoje com o Museu de Informática, com uma versão online do Museu, que pode ser acessada pelo link: http://museudainformatica.ufvjm.edu.br/, com encontros presenciais periódicos para promoção de debates sobre temas relacionados à evolução da computação. Desde a sua abertura o projeto de extensão tem recebido discentes e alunos de escolas públicas, tendo sido visitado por cerca de 180 pessoas no ano de 2023, promovendo a divulgação da história da computação e o curso de Sistemas de Informação para a comunidade em geral. O museu fica localizado na sala 22 no prédio do DECOM, no campus JK – Diamantina e conta com visitas de discentes da UFVJM e de escolas públicas das cidades da região. Para ficar por dentro de tudo e dos horários de visitação disponíveis não se esqueça de seguir as mídias sociais abaixo:
Instagram: @histreflexoes
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100064042842972
Youtube: https://www.youtube.com/@historiaereflexoesdigitais4013) com publicações periódicas sobre tecnologia.
Alguns artefatos que estão disponíveis no ambiente físico:






